Uma pessoa em transe, seja conversacional ou hipnótico, não está dormindo: ela está em concentração profunda e com a memória ampliada e focada. Ao contrário do que se pensa, o momento da hipnose não é de calma absoluta, já que há muita atividade em todo o córtex cerebral durante o processo.

Por mais que a postura corporal e física sugira repouso e calmaria, o cérebro em hipnose está em franco processo de ebulição. A atividade cerebral durante o transe de qualquer natureza é impressionante.

Assim, para entendermos um pouco mais como funciona um processo de transe, bem como as diferenças existentes, vou abordar e explicar este assunto para que você o compreenda com profundidade.

Primeiramente, o que é transe?

Um estado alterado de consciência, é disso que podemos chamar o transe. Trata-se basicamente de um dos objetivos a serem atingidos pelo processo hipnótico, e que tem a capacidade de gerar no indivíduo alguns acontecimentos neuro-fisiológicos.

Existe o transe leve, médio e o profundo e para que ele de fato aconteça, é necessário que o indivíduo que vai passar pelo processo de hipnose, sinta-se a vontade e o realize de maneira voluntária, caso o contrário, as possibilidades de surtirem os efeitos esperados diminuem consideravelmente.

Tipos de transe

Agora que já entendemos um pouco mais sobre transe, esclarecemos algumas dúvidas também sobre este assunto, vou compartilhar com você os tipos de transe existentes e suas diferenças. Confira:

Transe conversacional

O transe conversacional é um diálogo focado que consiste em uma forma de flow. Quando se consegue ficar conectado durante um diálogo, há uma conexão conversacional: uma parte está alerta, com as ondas cerebrais em beta, enquanto outra parte está relaxada e com ondas quase em alfa.

Esse tipo de transe consiste em incorporar várias estratégias ericksonianas durante uma simples conversa, a fim de promover e induzir o transe, ajudar o ouvinte a conectar-se com seu inconsciente e sua sabedoria interior, além de desenvolver soluções novas e criativas às questões trabalhadas.

A sessão de Coaching sempre produzirá melhores resultados se a conversa entre coach e coachee caminhar para um estado de transe conversacional, justamente porque nesse estado as informações gerarão aprendizado de longo prazo e maior sensibilização do coachee.

Transe hipnótico

Trata-se de um estado de alta concentração. É o ato de se concentrar em algo com uma intensidade além do que se está acostumado.

Como um estado alterado de consciência, ou a experiência da consciência focada, o transe hipnótico é um fenômeno natural que pode ocorrer espontaneamente quando se está envolvido profundamente em um pensamento ou atividade. É uma capacidade aprendida e que facilmente melhora com a prática.

A hipnose pode ser induzida pelo próprio indivíduo, que é o que chamamos de autohipnose, ou por outra pessoa. Ritmos monótonos, tédio, confusão, estresse e ansiedade podem produzir espontaneamente e/ou terapeuticamente um transe. Durante uma experiência intensa de estresse ou de dor, um estado alterado de transe pode ser gerado.

A hipnose também tem sido descrita como algo que acontece em uma continuidade da consciência entre o sono e a vivacidade. Estudos de eletroencefalogramas de atividade elétrica do cérebro indicam que a hipnose não é dormir, e indivíduos hipnotizados estão ativos mentalmente e altamente focados no que está acontecendo enquanto estão acessando o seu inconsciente.

Quais os benefícios do transe?

O indivíduo que se permite passar por um processo de transe, seja ele hipnótico ou conversacional, tem acesso a diversos benefícios capazes de transformar a sua experiência de vida. Confira quais são estes benefícios, a seguir:

Desenvolvimento do autoconhecimento

Muitas informações sobre a nossa personalidade, sobre a forma como nos comportamos, sobre nossas atitudes no dia a dia, podem estar guardadas em nosso inconsciente. Para que tenhamos acesso a estes dados, é possível passarmos por um processo de transe, que tem a capacidade de nos mostrar os motivos de nos comportarmos de determinada maneira em detrimento de outras.

Assim, o transe hipnótico ou conversacional, nos ajuda em algo que é de extrema importância para que possamos lidar com a gente mesmo e com nossos anseios, que é no desenvolvimento de nosso autoconhecimento.

Tratamento terapêutico

Aqueles indivíduos que sofrem com depressão, ansiedade, alterações constantes de humor, conflitos internos, como medos e diversos tipos de inseguranças, podem recorrer ao transe como alternativa, agregando isso ao seu tratamento terapêutico.

Isso porque com o transe existe a possibilidade de se entender a raiz do problema, através do acesso ao inconsciente, o que faz com que o indivíduo tenha oportunidade de lidar melhor com as situações que ocorrem em seu interior.

Melhora o sono

Depois de passar um processo de transe, o indivíduo experimenta uma sensação de intenso relaxamento, que o ajuda a ter noites de sono melhores e muito mais profundas. Com isso, ocorre uma restauração fisiológica também, bem como melhorias no bem-estar e na saúde daqueles que se permitem passar pelo processo de transe, seja ele conversacional ou hipnótico.

Coaching Ericksoniano

Quando falamos em Coaching Ericksoniano, estamos falando da Hipnose Ericksoniana aplicada ao processo de Coaching. O objetivo é utilizar a linguagem ericksoniana para potencializar a comunicação estabelecida entre coach e coachee.

Ao introduzir esta metodologia ao processo de Coaching, os objetivos do coachee, ou cliente, são alcançados de maneira mais assertiva e acelerada, aumentando assim, os índices de bem-estar e satisfação deste indivíduo.

Além disso, as pessoas que têm a oportunidade de passar por uma formação em Coaching Ericksoniano, estão também aptas a aplicarem seus aprendizados consigo mesmas, uma vez que o processo permite que seja realizado um autotranse, a fim de que melhorias internas sejam realizadas.

Se você ficou curioso e interessado sobre este assunto, conheça a formação em Coaching Ericksoniano aqui do IBC e descubra as transformações que podem acontecer em sua vida a partir desta poderosa metodologia de desenvolvimento das potencialidades humanas.

E se você gostou ou se identificou com este artigo, curta, comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais e continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos transformadores.

fonte: ibccoaching

WhatsApp WhatsApp